Promoções

quinta-feira, 9 de novembro de 2006

Doação de sangue passo-a-passo

Doar sangue é um ato simples e bastante seguro. Em um posto de doação, qualquer pessoa disposta a ceder seu sangue passa por um processo de triagem.

Todo o material recolhido é várias vezes testado e cuidadosamente examinado. Tudo ocorreacontece de forma bastante rápida. O processo pode ser realizado em cerca de 30 minutos, apenas.

Ao chegar a um posto, o possível doador precisa passar, em princípio, por um rápido teste de anemia. Depois, sua pressão arterial é medida e, se ela não estiver alta ou baixa demais, a pessoa é encaminhada para uma entrevista com um profissional.

Com base nas respostas do voluntário, sobre seus hábitos e seu estado de saúde, o responsável avalia se o procedimento pode trazer risco a quem vai retirar sangue ou aos receptores. Não havendo problemas, a pessoa é encaminhada para a doação.

Essa etapa dura entre 10 e 15 minutos. Cada pessoa doa cerca de 450 mililitro de sangue, que são transferidos para uma bolsa de plástico fechada e esterilizada. Depois disso, o doador recebe um lanche e é liberado.

O sangue, logo a seguir, é estocado em temperatura entre 1º e 6º Celsius positivos. Uma pequena parte dele, recolhida em um tubo antes ou durante a coleta, passa, então, por uma série de testes para detectar se o doador era portador de alguma doença infecciosa que pudesse contaminar os receptores.

É verificada a possibilidade de o doador ter tido, entre outros problemas de saúde, sífilis, hepatite B e C, doença de chagas ou AIDS.
  • Visite e leia mais o link acima

Nenhum comentário:

Google