Promoções

terça-feira, 6 de maio de 2014

DIETA ANTIENVELHECIMENTO: VEJA COMO DEVE SER SUA ALIMENTAÇÃO PARA PROLONGAR A JUVENTUDE.

Os nutrientes antioxidantes são aqueles capazes de proteger as células contra a ação dos radicais livres, mas para entender a exata importância de uma dieta rica nessas substâncias, é preciso saber como os radicais livres agem contra o seu corpo, causando envelhecimento, acelerando os processos degenerativos, aumentando as chances de câncer e doenças cardiovasculares.

A atividade celular, que mantém o metabolismo, gera resíduos ao transformar oxigênio em energia, os chamados radicais livres. Eles são moléculas instáveis e, quimicamente, apresentam número ímpar de elétrons (negativos). O comportamento dessas moléculas é buscar estabilidade, com as moléculas positivas das células, o que gera um processo natural oxidativo.

Os radicais livres combatem bactérias e vírus. Geralmente o metabolismo equilibra sua presença no corpo, mas o problema é quando se formam em excesso, com ajuda da poluição ambiental, tabagismo, agrotóxicos, estresse, dieta rica em gorduras e calorias e a exposição intensiva aos raios solares. “Quando conseguimos consumir quantidades adequadas de antioxidantes, de acordo com a quantidade de radicais livres formados, nosso organismo está em equilíbrio, mas quando a produção de radicais livres excede a nossa capacidade de consumo dos antioxidantes entramos em um processo chamado de estresse oxidativo, ficando mais propensos a contrair doenças e ao envelhecimento acelerado”, explica a nutricionista Adriana Alvarenga, da Gold Nutrition.

“A função dos antioxidantes é diminuir a agressividade do radical livre porque eles o neutralizam e protegem as células. Quanto mais antioxidantes, menores os efeitos dos radicais livres no corpo”, diz o nutricionista Douglas Carignani Junior.

Mas quais são os alimentos fontes de antioxidantes? Entre os alimentos com maior função de combater os radicais livres, está a soja. O grão contém isoflavonas, poderosos compostos bioativos com função antioxidante.

Além das isoflavonas, algumas vitaminas e minerais também são importantes no combate aos radicais livres, entre eles: Vitamina A, C e E, zinco e selênio. Carotenóides como licopeno e flavonóides completam o esquadrão antioxante. Eles podem ser encontrados em carnes, leite, ovos, peixes, nozes, frutos do mar, linhaça, chá verde, margarinas enriquecidas com fitoesteróis, hortaliças, cereais, leguminosas, vinho e frutas.

A beleza e os radicais livres

Se os radicais livres aceleram o processo de envelhecimento biológico, também afetam a aparência da pele, cabelos e unhas. “Como eles diminuem a renovação das células, contribuem para a formação de manchas, rugas, flacidez, perda do brilho, tônus e elasticidade da pele”, diz a nutricionista Andréa Frias. Por isso, consumir alimentos com potencial antioxidante é garantia de mais saúde e, de quebra, mais beleza.


“Engana-se quem pensa que o envelhecimento está relacionado só com a chegada da maturidade ou a menopausa. Estudos mostram que, a partir dos 20 anos, já há o aparecimento de marcas muito finas ao redor dos olhos e da boca, que vão se intensificando ao longo dos anos e as famosas linhas de expressão são mais nítidas a partir dos 45 anos”, diz a nutricionista Adriana Alvarenga, da Gold Nutrition.

Conheça a função dos antioxidantes para a sua beleza

Vitamina A: também chamada de beta-caroteno, seu precursor. Ela age na manutenção da integridade da pele, evitando sua secura e descamação e mantendo sua umidade natural. Também tem ação protetora contra os raios solares e contribui para a produção de colágeno e cicatrização. Exemplos de alimentos: vegetais alaranjados, como mamão, cenoura, abóbor
a;

Vitamina C: tem amplo poder neutralizador contra radicais livres e aumenta a produção de colágeno. Exemplos de alimentos: frutas cítricas, como laranja, limão, acerola, goiaba, morango;

Vitamina E: sua ação antioxidante é indicada para a prevenção de doenças degenerativas, entre elas oenvelhecimento precoce. A maioria dos profissionais de saúde consideram a sua presença nos alimentos insuficiente para suprir as suas necessidades. Sua deficiência na circulação está relacionada a vários sinais e sintomas, entre eles a acne. Exemplos de alimentos: óleos vegetais, castanhas, como nozes, amêndoas;

Zinco: é necessário para a síntese de enzimas relacionadas à ação antioxidante e também a cicatrização e produção de colágeno. O zinco é relacionado a manutenção de uma pele saudável. Pouco do zinco ingerido é realmente absorvido, sendo importante o consumo de alimentos ricos nesse nutriente. Sua deficiência ocasiona lesões em pele, má cicatrização, acne, manchas brancas nas unhas, entre outros problemas. Exemplo de alimentos: cereais integrais, carne, peixes, leite e seus derivados, nozes;

Selênio: seu consumo em quantidades adequadas e de forma regular está relacionado ao aumento da longevidade. Exemplos de alimentos: castanha do pará, alimentos marinhos, fígado, carne e aves

Nenhum comentário:

Google