O que é uma cicatriz?
As cicatrizes aparecem quando a pele se refaz de machucados causados por acidente, doença ou cirurgia. Elas fazem parte do processo de cura. Quanto mais a pele ficar danificada e quanto mais tempo ela demorar a sarar, maior será a chance de se ter uma grande e feia cicatriz.
Uma cicatriz pode parecer mais vermelha e grossa no começo, desbotando gradualmente com o tempo. Muitas cicatrizes - em processo de cura - parecem repugnantes aos três meses de tratamento. Com certeza elas ficarão com um aspecto melhor depois de mais tempo.
A maneira como uma cicatriz se forma é afetada pela idade do paciente e pelo lugar do corpo ou da face onde ela está sendo formada. Uma pele mais nova se recupera mais facilmente e tende a se regenerar resultando em cicatrizes maiores e grossas do que as em pele mais velha.
O que pode e o que não pode ser feito com cicatrizes?
Várias técnicas podem minimizar uma cicatriz. A maioria delas pode ser feita no consultório do dermatologista. Somente cicatrizes severas como queimaduras - em uma grande parte do corpo - pode requerer anestesia geral ou internação hospitalar.
A revisão cirúrgica da cicatriz pode melhorar a maneira de como a cicatriz se apresenta, através da mudança de tamanho, profundidade ou cor. Entretanto, nenhuma cicatriz pode ser completamente apagada e nenhuma técnica mágica devolverá à pele, a sua aparência normal antes do ferimento e da cicatriz.
A revisão cirúrgica da cicatriz permite que a marca seja menos evidente. Porque cada cicatriz é diferente e cada uma delas exigirá um método diferente.
O passo mais importante no tratamento das cicatrizes é a consulta cuidadosa entre o paciente e o cirurgião-dermatológico – para ver o que da cicatriz mais incomoda o paciente - e decidir qual o melhor tratamento.
Se aprofunde no assunto visitando o site acima
Nenhum comentário:
Postar um comentário