Promoções

domingo, 20 de janeiro de 2008

Obesidade provoca c?ncer de mama.

O excesso de peso n?o ? apenas um problema de est?tica. No caso das mulheres, a obesidade est? diretamente relacionada ao c?ncer de mama. Segundo Mauricio Cariello, m?dico mastologista do Hospital da Base de Bras?lia, as mulheres que est?o entre 10 e 15 kg acima do peso correm mais risco de adquirir a doen?a.




A gordura produz mais estrog?nio, o horm?nio feminino, e reaproveita o que o organismo da mulher j? produziu. ? essa exposi??o excessiva aos horm?nios que causa o c?ncer. Por isso, as mulheres que usam por mais de 10 anos, continuamente, anticoncepcionais, est?o mais propensas a ter c?ncer de mama, como tamb?m as que t?m alimenta??o gordurosa. De acordo com o mastologista, o estresse tamb?m ? um dos grandes causadores de c?ncer, principalmente na mulher.
O Minist?rio da Sa?de considera que o c?ncer de mama ? diagnosticado muito tarde em cerca de 60% dos casos registrados. Segundo informa??es do Instituto Nacional do C?ncer (Inca), no Brasil, uma das principais causas de morte da popula??o feminina ? o c?ncer de mama. Entre 1995 e 1999, essa doen?a foi respons?vel por 15,55% das mortes de c?ncer.
No mundo, o c?ncer de mama esta entre as primeiras causas de morte por c?ncer em mulheres. Ate hoje, n?o existem medidas de preven??o primaria para a doen?a. Ainda segundo o Inca, entre 1979 e 1999, observou-se um aumento importante no n?mero total de casos de c?ncer e nas mortes por essa causa.
Entre as mulheres, o aumento foi de 14,72% (www.inca.gov.br).
Segundo os especialistas, o diagnostico precoce ? o ideal para evitar que o c?ncer de mama cause ainda mais mortes. Para isso, os m?dicos recomendam que se faca a primeira mamografia e ecografia aos 35 anos. Entre 40 e 50 anos de idade deve-se fazer o exame no m?nimo, a cada dois anos.


Fonte: Folha Online
Compilado por: Airton Rien
Colaboracao: Dr. Jefferson Shimazaki
Edicao de 12/03/2004

Enviado por:
Alessandra Mendonca

Nenhum comentário:

Google