Promoções

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Manchas indesejáveis

O escurecimento da pele por exposição solar excessiva ocorre porque os raios ultravioletas atingiram as células da pele, destruindo a membrana.

O escurecimento da pele por exposição solar excessiva ocorre porque os raios ultravioletas atingiram as células da pele, destruindo a membrana.

Com isso, outras células são levadas a produzirem melanina para proteger a pele. Sendo assim, é a produção de melanina que vai produzir o efeito do bronzeado.

Mas com o tempo, a exposição excessiva ao sol traz desconfortos com vermelhidão, queimaduras, dores, bolhas, febre, a sensação de mal-estar, e começam a surgir manchas, pequenas pintas, sinais, rugas, alem do ressecamento da pele e do envelhecimento cutaneo. Outro grande risco é o cancro de pele (melanoma).

Por isso, o ideal é não ter pressa em ficar bronzeado. E ainda há outros perigos do sol demasiado. A pele desprotegida pode causar desidratção e queimaduras pelo corpo. Mesmo em debaixo do guarda-sol - sem estar diretamente exposto aos raios solares -, � possível ter insolação.

Este fato é explicado uma vez que a areia reflete a radiação solar e, desta forma, aumenta a temperatura da pessoa pelo calor, mesmo sem uma exposi��o direta ao sol. A pessoa tem a sensação de que não está queimando, mas está assando, apresentando sintomas idênticos aos da insolação.

A prevenção da pele tambêm vale para os dias nublados.

Nenhum comentário:

Google