Promoções

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2007

Hipertensão Arterial Sistêmica


O que é?
A Hipertensão Arterial Sistêmica é popularmente conhecida como "Pressão Alta" e ocorre quando o sangue está sendo distribuído ao corpo pelo coração sob uma pressão mais alta que o normal. A hipertensão é dita "arterial" porque os vasos que levam o sangue do coração para todas as partes do organismo são as artérias. As veias trazem o sangue de volta ao coração, mas sob uma pressão bem mais baixa do que aquela encontrada nas artérias.

Que níveis de pressão podem ser considerados altos?
Sempre que a gente mede a pressão, nós encontramos dois valores. Por exemplo, lemos 120 por 70, ou 12 por 7. Isso significa que quando coração se contrai, a pressão nas artérias está em 120 milímetros de mercúrio, e quando ele relaxa, a pressão fica em 70 milímetros de mercúrio. A pressão que ocorre quando o coração se contrai é chamada sistólica, e quando ele se dilata, é a diastólica.

A pressão é considerada acima do normal quando a pressão sistólica está acima de 130 ou a diastólica está acima de 85. Pressões sistólicas entre 130 e 140 são consideradas normais-altas, assim como pressões diastólicas entre 85 e 90. Quando a pressão sistólica está acima de 140 ou a diastólica está acima de 90 temos então a chamada hipertensão.

Entretanto, não se deve considerar que estando com a pressão normal alta, está tudo bem. Na verdade, quanto mais alta a pressão, mais dano ela traz para o organismo, mesmo que "oficialmente" ainda seja considerada normal. Portanto, na prática, o mais adequado é que nossa pressão esteja sempre abaixo de 120/80.

O que causa a pressão alta?
Na grande maioria dos casos (cerca de 95%), não se sabe qual é a causa da hipertensão - é a chamada hipertensão primária. Em alguns casos menos comuns (mais ou menos 5%), existe alguma doença específica que faz a pressão aumentar (por exemplo, doenças dos rins, de supra-renais, tumores, etc.)

Embora não se saiba exatamente porque a pressão alta se desenvolve, alguns fatores de risco já foram identificados. Um dos mais importantes é a hereditariedade. Se todo o pai ou a mãe tem pressão alta, então é grande a chance de os filhos também terem. Outros fatores importantes são a obesidade, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo. Estresse e alimentação com muito sal também têm sido apontados como fatores relacionados.

Por que a pressão alta é prejudicial?
Muita gente vive anos e anos com a pressão alta e nunca sentiu nada diferente. Então, por que afinal que a pressão alta é algo tão sério? A hipertensão é uma doença crônica. Os seus efeitos são normalmente percebidos depois de muitos anos. O principal motivo de nos preocuparmos tanto com ela é que ela é uma das principais responsáveis pelas principais doenças fatais no nosso meio. A pressão alta aumenta a chance de infarto do coração, derrame cerebral e perda de visão por acometimento da retina.

Leia o resto da reportagem no link acima

Nenhum comentário:

Google