Promoções

domingo, 18 de março de 2007

Bronzeando com saúde


Está aberta a temporada do sol. Com a chegada das férias, o lazer preferido é a praia, piscina, e claro, ficar ao sol.



O bronzeado, dá um aspecto mais saudável, aumenta a auto-estima, fazendo com que as pessoas se sintam mais belas e atraentes.



Para o prazer não virar um problema de saúde você deve transformar o sol em aliado e não inimigo.


O aliado

O sol, como nosso aliado ajuda o organismo a sintetizar a vitamina D, imprescindível para o desenvolvimento dos ossos e dentes, previne o raquitismo e a osteoporose. Ele é fundamental para a saúde da criança e do idoso para evitar a descalcificação. Sua presença também atua em nosso psiquismo estimulando o bom humor e evitando estados de depressão.



O inimigo:

Ele é o principal responsável pelo fotoenvelhecimento da pele e por ca. 90% dos casos de câncer de pele e que está virando um problema de saúde pública no Brasil. É na infância e na adolescência que são os períodos da vida onde é passada a maior parte do tempo ao ar livre, por isso é fundamental proteger-se desde muito cedo.

Aos 18 anos de idade, a maioria das pessoas já recebeu 80% da radiação solar de toda a vida.



É bom saber: O efeito do sol é cumulativo, ou seja, toda quantidade de sol tomada ao longo da vida conta. Assim, muitas vezes os efeitos nocivos e até o câncer de pele vão manifestar-se após muitos anos, na meia idade.



O bronzeado da pele é um dos sinais de defesa do corpo, pois o nível de melanina no órgão aumenta como forma de protegê-la de mais agressão. Os protetores solares bloqueiam completamente apenas a radiação UVB, responsável pelo envelhecimento e pelos dois tipos de câncer da pele menos nocivos. A radiação UVA, é bloqueada apenas parcialmente na maioria dos filtros solarese é a que provoca o câncer de pele mais perigoso o melanoma. Por isso, usar produtos com filtro solar não é suficiente para evitar o câncer de pele.



Usar protetor solar é essencial. É uma questão de cuidado básico com sua saúde!

Nenhum comentário:

Google