Promoções

sexta-feira, 14 de julho de 2006

Cuidado com as doenças da estação quente


Dentre os casos mais comuns estão micoses, fireiras, manchas solares, insolação, desidratação, câncer de pele, herpes e brotoeja

Reriata Fernandes
renata.fernandes@diarioweb.com.br

A estação mais quente do ano proporciona várias atividades prazerosas, como o desfrute das praias e piscinas. No entanto, além do calor escaldante, o verão também pode trazer outros inconvenientes, como determinadas moléstias. São as chamadas doenças de verão. Elas são mais freqüentes nessa época por causa da exposição inadequada ao sol e da perda de líquidos.
O dermatologista Carlos Roberto Antonio diz que as principais e mais freqüentes doenças de verão são as manchas solares, que futuramente podem evoluir para câncer de pele, desencadeamento de manchas no rosto (melasma, conhecida como mancha de gravidez), queimaduras solares (que provocam as sardas) e as micoses, como as “frieiras”.
A estação do sol também pode desencadear o herpes nos lábios, queimaduras, além de desidratação, insolação e intoxicação alimentar.
Carlos Roberto Antonio diz que essas doenças se evidenciam nessa época do ano porque as pessoas não se protegem adequadamente do sol, se expõem em horários indevidos, como das 10 às 16 horas, e não usam protetor solar. Já as micoses ocorrem com mais freqüência nesse período porque as pessoas não se enxugam imediatamente quando saem da água.
Ele explica que as micoses são causadas por fungos que precisam de calor e umidade para “sobreviver”, então durante o verão encontram na região das dobras, como virilha e entre os dedos, ambiente adequado para se proliferar com maior intensidade. “Os fungos aproveitam o abafamento e calor da região de dobras e da umidade que se deposita no local após praia e piscina. Por isto, quando sair da água é importante lavar e enxugar bem estas regiões”, afirma.
Ao perceber qualquer sinal de micose, é necessário procurar o dermatologista. A pessoa não deve se automedicar, pois as micoses podem ser confundidas com outras doenças.

Cuidados com a pele no verão

- Tomar dois litros (oito copos) de água por dia;
- Tomar banho na temperatura ambiente e usar roupas leves;
- Alimentar-se com verduras, legumes e frutas;
- Evitar alimentos gordurosos;
- Aplicar hidratante no corpo de duas a três vezes ao dia;
- Usar protetor solar com fator de proteção no mínimo de 20;
- Evitar o sol ou diminuir o tempo de exposição a ele entre 10 e 16 horas;
- Usar roupas protetoras (camiseta seca, pois a umidade facilita a penetração dos raios ultravioletas), óculos escuros com proteção UVA/UVB e chapéu;
- No dia-a-dia também usar protetor solar, principalmente nas áreas expostas do corpo (face, decote, braços e pernas) diariamente, no mínimo de duas aplicações (pela manhã e depois do almoço.
Fonte - Rosa Maria Soubhia, dermatologista

Nenhum comentário:

Google