O Mal-Estar Nosso de Cada Dia
Identificação | |
Freqüentemente eu ouço, no consultório e na vida, as pessoas queixarem-se de um mal-estar geral e inexplicável. Não há, aparentemente, nenhum sintoma físico específico, mas uma sensação constante de cansaço, uma falta de energia para as tarefas do dia-a-dia chegando mesmo a uma ausência de entusiasmo pela vida. Este estado de baixa energética é exatamente a prévia da doença. Isto é, se o organismo chegou a expressar este quadro de desenergização é por que ele já gastou suas reservas tentando se recuperar e, sozinho, não conseguiu.
É uma situação com a qual as pessoas acabam se acostumando apesar do incômodo subjacente que é o grito do organismo - muitas vezes não ouvido.
Ao invés de ouvirem o clamor do corpo dizendo que precisa de cuidado as pessoas, em sua maioria, optam por saídas mais imediatas: Tomam mais café para ficarem acordadas, usam analgésicos e estimulantes de toda a natureza. Estas atitudes acabam por piorarem ainda mais as coisas e um dia a doença inexoravelmente aparece.
Por isso, não devemos nunca deixar de dar a devida importância para este estado de desenergização física e psíquica que é, como eu já disse, a raiz da enfermidade.
Se nada for feito para que o organismo retome seu funcionamento harmonioso, o desequilíbrio vai se aprofundando, vencendo as barreiras fisiológicas de auto-preservação e, então, o corpo adoece. Infelizmente, só assim as pessoas acreditam que estão verdadeiramente doentes. No entanto, se soubermos ouvir e responder ao apelo do corpo quando os sinais ainda não atingiram sua estrutura material e tratarmos de uma maneira adequada, dificilmente adoeceremos de forma grave.
Porém, assim como o desequilíbrio, o reequilíbrio orgânico é multifatorial. Além da busca por medicações naturais que não sejam ainda mais agressivas para o organismo, você deve adotar hábitos saudáveis de vida tais como: alimentação equilibrada, sono de boa qualidade e na quantidade suficiente, exercícios físicos adequados e postura otimista diante da vida.
A prática do Yoga e da meditação são também de grande auxílio para o reequilíbrio global, pois combatem o stress -que é um dos grandes vilões da modernidade- e trazem bem estar físico e uma deliciosa sensação de paz interior.
Não é incomum eu ouvir de meus pacientes: “Eu estava tão mal e não sabia. Só agora que recuperei meu bem estar, eu noto a diferença”. Não deveríamos jamais negligenciar o nosso auto-cuidado. Ele é um dos conhecimentos mais preciosos que podemos adquirir e o melhor presente que podemos nos dar.
Por Dra Marta Tornavoi de Carvalho Isvara Instituto de Yoga isvara@isvara.com.br
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário