A ansiedade é uma sensação ou sentimento decorrente da excessiva excitação do sistema nervoso central, conseqüência da interpretação de uma situação de perigo. Parente próximo do medo, é diferenciada pelo fato do primeiro ter um fator desencadeante real e palpável enquanto, na ansiedade, o fator de estímulo teria características mais subjetivas.
A ansiedade mostra a intersecção entre o físico e psíquico, uma vez que tem claros sintomas físicos como taquicardia (batedeira), sudorese, tremores, tensão muscular e cefaléia (dor de cabeça), entre outros.
O nosso sistema nervoso e a mente necessitam de uma situação de conforto e segurança para desfrutar a sensação de repouso e bem estar. Quando a nossa percepção alerta para uma situação de perigo a este estado, ficamos ansiosos.
Existem algumas terapias complementares que tentam auxiliar no controle dessa sensação, que quando em excesso, pode provocar o estresse profundo. Se você sofre de ansiedade e não a consegue controlar sozinho, procure um especialista e faça um tratamento adequado ao seu perfil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário