
Sol, praia, cloro, piscina, vento, é uma delicia, mas agridem e danificam os cabelos.
A exposição ao sol é muito danosa, principalmente na praia. Os raios ultravioleta não perdoam, degradam a cutícula do fio e atuam dentro dele, roubando água e alterando sua coloração.
A cutícula é a parte mais externa do fio de cabelo, constituída basicamente de queratina, proteína responsável por dar integridade e força aos fios. Ela é formada por escamas microscópicas unidas por uma substância “selante” - as ceramidas, que agem como um cimento intercelular. Quando a cutícula sofre ações externas, ela perde esta substância e as escamas se abrem. Os resultados são: fios opacos, ressecados e quebradiços. O sal marinho e o cloro da piscina completam o massacre aos fios nesta época do ano.
Como prevenir?
Ao sol utilize chapéu ou boné;
Para evitar o ressecamento dos cabelos e o desespero de vê-los quebradiços e opacos, é importante usar shampoos e condicionadores com filtros solares. que têm por propósito amenizar os danos causados à melanina e à queratina, desencadeados pela ação dos raios ultravioleta. Estes produtos têm como objetivo preservar não somente a cor, mas também a estrutura da raiz do cabelo evitando a oxidação dos fios. Com isso os cabelos escuros não ganham tons avermelhados, nem os loiros ficam esverdeados.
Faça toda semana uma máscara capilar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário